A dermatologia oncológica é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele, o de maior incidência no Brasil e no mundo.
Os especialistas em dermato-oncologia dispõem de todos os recursos para orientar sobre a prevenção, realizar o diagnóstico mais preciso e manejar o tratamento com a opção terapêutica mais adequada a cada paciente. A dermatologia oncológica atua também nos efeitos colaterais de medicações sistêmicas utilizadas nos tratamentos de câncer de outros órgãos que, no entanto, frequentemente acometem a pele.
O diagnóstico de um câncer é sempre impactante na vida da pessoa, mas o acompanhamento especializado e humanizado, com boas orientações, é fundamental para ultrapassar este momento com tranquilidade.
O câncer de pele, dependendo do seu tipo, estágio e características do paciente, tem como opções terapêuticas desde o uso de cremes, terapia fotodinâmica, tratamentos cirúrgicos ou terapias com medicações sistêmicas em casos avançados. Muitas vezes um acompanhamento multidisciplinar é recomendado, atuando em conjunto com o oncologista clínico e o cirurgião oncológico.